INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CURIOSIDADE, PESQUISA E UM JEITO ENRIQUECEDOR DE APRENDER

Primando por um processo educativo com base científica, o Colégio Cristo Rei estimula o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e a exposição de trabalhos acadêmicos em eventos como a Feira do Conhecimento, seminários internos e participação em congressos acadêmicos em Universidades.

Porém, o incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos não está apenas restrito a atividades específicas.

A proposta movimenta toda a comunidade escolar e perpassa pelas inúmeras situações do cotidiano formativo. 


DESPERTANDO A CURIOSIDADE E A VONTADE DE SABER MAIS

O ensino por investigação, no contexto de uma cultura científica escolar, alinha o projeto pedagógico e verticaliza o trabalho realizado desde os “pequenos” até os “grandes”.

Respeitando as faixas etárias, é possível investir em determinadas habilidades a cada fase de desenvolvimento do estudante, para que seja formado em bases científicas sólidas e tenha pleno domínio de processos mentais e atitudinais relacionados à evolução de seu perfil conceitual.

A transição suave e gradativa que vai se estabelecendo desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, até chegar ao Ensino Médio, possibilita ter um estudante que seja capaz de fazer uma iniciação científica, que é uma experiência enriquecedora em termos de ampliação de conhecimento científico e preparação para um futuro desempenho profissional e acadêmico.


BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

  • Parcerias com instituições de Ensino Superior e institutos de pesquisa;
  • Estimula os estudantes a desenvolver pesquisas científicas sob orientação de professores (da escola e/ou da instituição parceira);
  • Dá suporte para que sejam feitos trabalhos de conclusão em formato acadêmico (relatórios, artigos científicos, pôsteres, etc.);
  • Inscreve tais trabalhos em eventos (feiras de ciências e congressos acadêmicos), para que sejam apresentados pelos alunos, aperfeiçoando sua habilidade argumentativa;
  • Estimula a escolha profissional consciente. 

VIVÊNCIAS QUE FAZEM DIFERENÇA

As memórias das atividades experimentais, do espaço de estudo (laboratório, biblioteca, museu, observatório, etc.), das conversas com o professor-orientador, da dedicação para escrever e concluir o relatório da pesquisa de acordo com o rigor acadêmico, entre outras, criam pontes que se projetam para as intenções futuras, em que a realização pessoal e profissional é configurada não somente a partir do ingresso na universidade, mas está enraizada desde a vivência escolar.

GALERIAS DE IMAGENS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS