PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS

Alguns pilares essenciais alicerçam o fazer educativo do Colégio Cristo Rei, sobre os quais se apoiam as estratégias de trabalho na Educação Básica.

Educação integral: propiciar integração harmoniosa dos aspectos físico, intelectual, moral e emocional do educando, para que sejam fatores de aceitação de si mesmo, de autonomia e de progresso individual e coletivo.

Educação política: preparar o educando para ter pensamento crítico e reflexivo e o pleno exercício da cidadania.

Educação ética: preparar o educando para ser solidário e fraterno, reconhecendo o outro como seu semelhante e igual em direitos, deveres e oportunidades.

Educação vocacional: orientar o educando para o prosseguimento de estudos às séries subsequentes, por meio de orientação vocacional, elaboração do projeto de vida e a realização profissional.

Educação social: despertar o educando para o compromisso da construção de uma nova sociedade, onde haja mais justiça, igualdade e solidariedade.

Educação cultural: respeitar e preservar o patrimônio cultural do nosso povo e incentivar o gosto pelas artes e pela cultura em geral.

Educação ambiental: implementar a educação ambiental, a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.

Educação religiosa: oferecer ao educando, à luz dos ensinamentos evangélicos, condições de crescimento na fé, na vivência da espiritualidade e na elaboração dos seus critérios e valores de vida.

Educação libertadora: propiciar uma educação que faz opção:

  • pela vida: valorizar a vida, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum.
  • pelo necessário: buscar a garantia das necessidades fundamentais da pessoa através da simplicidade.
  • pela mudança transformadora: anunciar a vida e denunciar as estruturas de opressão da sociedade.
  • pela igualdade e diferença: buscar a integração do “somos todos iguais” e o “somos todos diferentes”.
  • pelo emocional:
    implementar a atenção ao respeitar e ser respeitado, ao amar e ser amado e autorrealização.
  • pelo assumir a própria história: fomentar aorientação no agir e interagir do educando de forma crítica, sendo protagonistas na sua história.
  • pela imaginação criadora: acolher a manifestação dos sonhos e ideais.
  • pela sensibilidade histórica: agir no dia a dia na construção da história pessoal, escolar e da sociedade.
  • pelo conhecimento com qualidade: buscar a excelência na construção do conhecimento.