Nada melhor para a criança do que conviver com seus pares. estar com colegas e descobrir, por meio das brincadeiras e atividades, o cuidado de si, do outro e das relações socioafetivas. no período integral, a criança vive plenamente a aprendizagem social e, com isso, desenvolve sua personalidade, pratica valores e vive experiências que levará por toda a vida.
Contação de histórias/ Storytelling
Por meio de uma perspectiva lúdica, que estimula a imaginação, durante a contação de histórias a criança desenvolve a acuidade auditiva, percepção visual, conhece novas palavras e, principalmente, inicia o gosto pela leitura.
Culinária/Kitchen activities
Na cozinha experimental, o aluno relaciona diversos aprendizados ao preparo de alimentos. Além disso, as atividades de culinária ampliam o vocabulário e estimulam a alimentação saudável.
Musicalização/ Music Classes
A atividade envolvendo a música desenvolve a percepção sensorial, rítmica e melódica das crianças. O contato dos alunos com ritmos e sons incentiva a fala, amplia o vocabulário e trabalha a concentração.
Centros de aprendizagem/ Centers
Ao percorrer as diversas estações, que incluem massinha, jogos, desenhos, leituras, etc., os alunos trabalham múltiplas habilidades, além de exercitarem a autonomia, pois são eles mesmos que se organizam e escolhem os centros preferidos, alternando-os para garantir a variedade de vivências.
Orientação de tarefas
A partir do Infantil I, a criança passa a ter atividades para a casa. Como passam o dia na escola, os alunos do Período Integral fazem as tarefas na escola com a orientação da professora do contraturno.
Psicomotricidade
Por meio de jogos e brincadeiras, as crianças, além de se divertirem, criam, se movimentam e se relacionam com o mundo a sua volta. As atividades lúdicas propostas pela equipe de educadores contribuem com o desenvolvimento físico, afetivo e psicológico.
Práticas ambientais
Em atividades de cultivo, germinação e reciclagem, as crianças convivem com a preservação ambiental e, de maneira lúdica, vão formando a consciência ecológica.
Informática
Lidando com recursos eletrônicos de maneira dirigida, a criança desenvolve a percepção, coordenação motora e raciocínio lógico. Os momentos na sala de informática também ajudam no reconhecimento das cores, formas, etc.
Arte
As crianças exercitam a criatividade de diversas formas. Desenhar, pintar, colorir, recortar, colar, enfim, fazer trabalhos manuais é dar vida ao artista que existe em cada criança. As atividades artísticas desenvolvem a coordenação motora, o senso estético e o contato lúdico com os objetos do conhecimento.
Natação
Em parceria com uma equipe especializada e em local apropriado, os alunos do Período Integral II, III, IV e V, vivenciam a atividade de natação de maneira lúdica. Além dos benefícios físicos proporcionados pelo esporte, a vivência também enriquece o vocabulário por meio de instruções em inglês e torna o dia do aluno mais plural e rico.
Jogos lúdicos
Ao mesmo tempo que garantem diversão, os jogos são excelentes recursos no processo de formação das crianças. Jogar é uma maneira concreta de vivenciar situações, praticar valores e interagir com os colegas. Livres ou mediados, os jogos estão sempre presentes no cotidiano dos alunos.
Atividades físicas recreativas
A infância é o melhor momento para começar a praticar esportes. As vivências esportivas promovem o desenvolvimento motor e aumentam o desenvolvimento cognitivo, com atividades de socialização, trabalho em equipe, liderança, etc.
Cineminha
O Colégio Cristo Rei possui um espaço dedicado aos conteúdos audiovisuais. Nele as crianças podem assistir a filmes, desenhos animados e vídeos que enriqueçam os temas trabalhados nos projetos e atividades cotidianas.