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Esclareça suas dúvidas sobre formação bilíngue

A capacidade de aprendizagem durante a infância é surpreendente. Em relação aos adultos, as crianças possuem mais rapidez e maior facilidade para absorver conhecimentos, adaptar-se a novidades e desenvolver habilidades.

Essas características são explicadas pela Ciência e pela anatomia cerebral, especialmente pelo conceito de Neuroplasticidade, que se refere à capacidade de adaptação e modificação da estrutura do cérebro diante de estímulos. Nas crianças, essa plasticidade é maior e isso significa que podem aprender com mais facilidade.

Uma das áreas mais impactadas é a linguagem. É comprovado que crianças que são expostas ao segundo idioma até os 4 anos de idade têm maiores chances de serem fluentes tanto na língua materna quanto no idioma estrangeiro.


Por que incluir o bilinguismo ainda na infância?

Aprender uma segunda língua nos primeiros anos de vida favorece a elasticidade mental. Aberta ao novo, a criança tem mais facilidade para se tornar fluente, constrói um repertório linguístico diferenciado e ainda adquire a possibilidade de vivenciar a diversidade cultural. Os benefícios não param por aí. Há diversos estudos que apontam para uma maior capacidade de concentração entre pessoas que falam dois ou mais idiomas. Além de ter competências e habilidades em duas línguas, é preciso saber em que momentos e situações usar cada uma delas e discernir o termo a ser empregado. Isso requer atenção e treino que acabam sendo transportados para outras situações da vida.


Qual a diferença entre aulas de inglês e formação bilíngue?

Aprender uma língua estrangeira é apropriar-se das possibilidades de se comunicar e compreender um novo idioma, por meio de estudos e atividades que objetivam apenas a própria língua estrangeira. A educação bilíngue, ao contrário, tem por objetivo oferecer ao aluno a possibilidade de adquirir uma segunda língua e, junto à sua língua materna, ser capaz de se expressar e refletir no novo idioma, alternando entre a língua materna e a segunda língua quase que automaticamente. A educação bilíngue é aquela onde a aquisição do segundo idioma se dá da mesma forma que a língua materna, ou seja, de forma natural.


A criança pode fazer confusão entre os dois idiomas?

No começo do aprendizado é normal que ocorram confusões. Quando a criança está aprendendo a falar e a se expressar, ela comete erros, troca letras, sons e sílabas, seja em um esquema monolíngue ou bilíngue. Depois isso vai se acertando naturalmente e a criança aprende em que contexto deverá usar cada um dos idiomas. O cérebro da criança é capaz de processar o aprendizado de duas línguas sem que um prejudique o outro.

O aprendizado da segunda língua atrapalha a alfabetização?Título

Muitos especialistas afirmam que o processo de alfabetização da língua materna não é influenciado pela aquisição do segundo idioma. A alfabetização acontece simultaneamente nos dois idiomas, pois a criança que está sendo alfabetizada em sua língua materna faz hipóteses e transferências de como isso será feito na segunda língua. A estratégia de imersão na segunda língua na Educação Infantil é fundamental para que a construção do conhecimento aconteça.

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